Para que a propaganda funcione como um meio de aquisição de clientes, você deve abordar seu grupo-alvo com a maior precisão possível, como acontece com a propaganda clássica, e reduzir o desperdício.

Se você tiver uma loja online de aromaterapia, as chances de atrair novos clientes por meio de publicidade no linkedin serão muito baixas. A razão é que a plataforma não possui nenhum critério de segmentação de publicidade que você possa usar para atingir clientes em potencial (pessoas que procuram por exemplo um difusor de aromas) exatamente.

No entanto, se você é uma marca de moda voltada para jovens conhecedores de design, a publicidade no Instagram pode definitivamente ajudá-lo a alcançar novos clientes pagantes. Você deve responder às seguintes perguntas ao escolher os canais de publicidade:

  • Afinal, quem é meu grupo-alvo?
  • Quais canais digitais meu grupo-alvo usa?
  • Em qual canal posso anunciar?
  • A publicidade pode ser direcionada de tal forma que eu alcance o maior número possível do meu grupo-alvo, mas evito que pessoas fora do meu grupo-alvo vejam a publicidade?

8 dicas para atrair mais clientes

1. Tenha um site responsivo otimizado

A maioria de todos os usuários agora navegam na Internet em dispositivos móveis. Se você ainda projeta seu site ou página de destino principalmente para usuários de desktop, terá que enfrentar as desvantagens no que diz respeito à aquisição de clientes.

Portanto, certifique-se de que seu site seja fácil de usar na versão desktop e móvel e que o conteúdo seja apresentado de forma atraente. Responda às seguintes perguntas para verificar se o seu site está pronto para a era móvel:

  • Todo o conteúdo é exibido de forma limpa em smartphones?
  • O tempo de carregamento em smartphones é rápido?
  • Existe algum conteúdo que não seja absolutamente necessário e que possa ser escondido em qualquer lugar para facilitar o uso?
  • É fácil entrar em contato com você em trânsito? (Para fazer isso, preencha seus formulários em trânsito)
  • Você usa todas as vantagens que os dispositivos móveis permitem? (por exemplo, botões com os quais você pode fazer uma chamada diretamente)

2. Mostre por que você é melhor do que a concorrência

Existem agora apenas alguns ramos de negócios com pouca ou nenhuma concorrência. Se você está lutando pelo favor de um cliente, geralmente não está fazendo isso sozinho.

Portanto, você precisa mostrar ao cliente por que é melhor do que todos os outros. Para fazer isso, no entanto, você também deve fornecer evidências claras para ter credibilidade. Aborde estas questões para se diferenciar melhor da concorrência:

  • Quais recursos sua empresa oferece que a concorrência não oferece, mas que oferecem um enorme valor agregado ao cliente?
  • Existem clientes que podem provar que você é melhor do que seus concorrentes? (Análises de palavras-chave)
  • Como você pode superar as expectativas do cliente no processo de aquisição?

3. Concentre-se em um único objetivo

Concentre-se no seu objetivo mais importante na aquisição de clientes, em vez de perseguir incontáveis ​​objetivos. Porque, ao focar, você direciona toda a energia em uma direção, o que é importante para obter clareza sobre os processos e as medidas necessárias. Em última análise, trata-se de ser realmente bom em um objetivo, em vez de ser medíocre em muitos.

4. Dê aos clientes em potencial todas as informações de que precisam para tomar uma decisão

Ao adquirir clientes online, muitas vezes você só tem uma chance de convencer o cliente. Portanto, é importante fornecer a novos clientes em potencial todas as informações de que precisam para ter um impacto positivo em suas tomadas de decisão.

Essas informações devem ser sempre compreensíveis e fáceis de entender. Você deve responder a estas perguntas para o cliente:

  • Qual é exatamente a oferta?
  • Que vantagem a oferta oferece?
  • Existem requisitos básicos que devem ser atendidos?
  • Quais custos podem ser esperados?
  • Como posso solicitar o produto ou usar o serviço?
  • Com quem posso entrar em contato em caso de dúvidas?

Se você não quiser sobrecarregar a página do produto com informações, configure uma página claramente estruturada com as perguntas mais frequentes.

5. Torne o mais fácil possível para os clientes entrarem em contato com você ou fazerem uma compra

Depois de convencer o cliente de que você é a empresa de sua preferência, você terá superado um importante obstáculo. Mas você ainda não chegou. Agora, a questão é que você torne o mais fácil possível para o cliente entrar em contato com você ou fazer uma compra.

Porque se você não atender às expectativas do cliente nesta última etapa, todo o trabalho duro para convencê-lo será em vão. Para avaliar se é fácil para o cliente dar o passo final, você deve lidar com estas questões:

  • É fácil encontrar um contato?
  • Os formulários são os mais curtos possíveis e são solicitados apenas os dados realmente necessários?
  • O processo de pedido é fácil de usar?
  • Que opções existem para o cliente ter perguntas em aberto respondidas?
  • O que poderia distrair desnecessariamente o cliente no processo de pedido?
  • O cliente é informado sobre o que pode esperar depois de concluir um pedido ou enviar um formulário? (por exemplo, responder em 24 horas)

Dica adicional: analise a última etapa com a maior precisão possível com software de análise da web (por exemplo, Google Analytics) para que você possa ver onde estão os pontos fracos do processo. Os testes A/B com diferentes tipos de fechamento também podem fornecer informações valiosas.

6. Use seus dados para aprender com eles e melhorar

A maioria das empresas ainda não usa os dados valiosos que geram como parte da aquisição digital de clientes. Porém, isso é fatal, pois são justamente essas constatações que podem te ajudar a otimizar suas atividades de forma a gerar mais consultas com o mesmo orçamento. Os dados a seguir são particularmente valiosos na aquisição digital de clientes:

  • De onde exatamente vêm as perguntas? (por exemplo, para anúncios de mecanismos de pesquisa, de onde as pessoas pesquisaram?)
  • Com quais produtos/serviços os usuários lidam especialmente no site?
  • De onde vêm os usuários que têm um tempo de permanência acima da média? (Alta qualidade de visita, maior probabilidade de conclusão)
  • De quais áreas geográficas vêm as consultas? Em que áreas geográficas podem ser geradas as consultas mais baratas/mais frequentes?

7. Teste mais

Os dados também andam de mãos dadas com a experimentação. Nada é mais interessante e revelador do que testar coisas na aquisição digital de clientes. Os resultados desses testes podem dar a você uma vantagem decisiva sobre seus concorrentes e tornar suas medidas muito mais eficientes a longo prazo.

Aqui estão alguns exemplos de testes que você pode testar na aquisição digital de clientes:

  • Preços e variantes de oferta
  • Características do produto
  • Conteúdo (por exemplo, títulos introdutórios, imagem principal)
  • Chamadas para ações
  • Exibição da página (por exemplo, com / sem menu, muito / pouco conteúdo)
  • Variantes de anúncios
  • URLs de destino diferentes (as páginas para as quais as pessoas chegam depois de clicar em um anúncio)
  • Vários formulários de preenchimento

No entanto, com os testes, é sempre importante que você tenha dados suficientes. Quanto mais melhor. Uma boa ferramenta para implementar testes é, por exemplo, o Google Optimize.

8. Supere as expectativas do cliente em potencial

Resultados extraordinários frequentemente também vêm de realizações extraordinárias. Isso também se aplica à aquisição digital de clientes. Qualquer pessoa que deixe uma impressão positiva e surpreendente em um cliente potencial tem cartões significativamente melhores do que alguém que faz aquisições “de acordo com as regras”.

Também há uma boa chance de que se espalhe o boato de que sua empresa é diferente de todas as outras. Aqui estão alguns exemplos de como você pode exceder as expectativas do cliente:

  • Fornece excelente atendimento ao cliente, sem restrições
  • Faça ofertas realmente personalizadas em vez de apenas alterar uma oferta antiga
  • Mostre ao cliente que você lidou com a empresa dele
  • Dê ao cliente um pequeno brinde que ele não esperava (por exemplo, cartão de agradecimento manuscrito)

Estas medidas irão certamente tornar a sua aquisição de clientes na Internet um pouco melhor. Se você precisar de um especialista externo para aquisição digital de clientes, com certeza também estou à sua disposição.